Dicas

 

 

Seja seu coração transbordando amor!

 

 


Gratidão como caminho para nos recordar do nosso bem maior

A gratidão pelas pessoas com quem convivemos e que tornam nossa vida mais bonita de se viver é algo que aquece nosso coração, que nos faz bem no dia-a-dia, e que pode nos ajudar a nos manter no caminho para viver, cada vez mais, a felicidade que nos é possível.

Nesse sentido, quero compartilhar uma sugestão que gostei muito sobre como usar a gratidão para lidar de modo saudável com a raiva que pode surgir no dia-a-dia na interação com as pessoas que amamos. Ela é proposta por Thich Nhat Hanh, monge budista, no livro “Aprendendo a lidar com a raiva”.

Thich Nhat Hanh é um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Ele tem dedicado sua vida ao trabalho de transformação interior para o benefício dos indivíduos e da sociedade.

Nesse livro, o monge apresenta várias estratégias para lidarmos com a raiva: o método do andar consciente, o método de abraçar nossa raiva, o método de examinar profundamente a natureza das nossas percepções e o método de observar profundamente a outra pessoa para compreender que ela também sofre muito e precisa de ajuda. Vale a pena conferir, pois esta obra oferece dicas valiosas para esse tema que causa muita dificuldade nas relações interpessoais.

Eis aqui uma proposta, usando a gratidão, nas próprias palavras de Thich Nhat Hanh:

“Existem momentos em que sentimos gratidão pela pessoa que compartilha a nossa vida. Apreciamos profundamente a presença dela. Ficamos cheios de compaixão, gratidão e amor. Sugiro que, quando sentir isso de novo, você escreva num papel o que está sentindo. Expresse da melhor forma possível seus sentimentos, sua gratidão e sua felicidade.
Esse momento de gratidão é um instante de iluminação, de plena consciência, de inteligência. É uma manifestação que vem das profundezas da sua consciência. Você possui essa compreensão dentro de si. Mas, quando você se zanga, sua gratidão e seu amor simplesmente parecem não estar presentes. É como se eles nunca tivessem existido e é por isso que suas anotações no papel poderão lhe ajudar.
O Sutra do Coração, uma escritura que é entoada diariamente por muitos budistas, é a essência dos ensinamentos do Buda sobre a sabedoria. O que você escreveu é um Sutra do Coração porque ele saiu do seu coração. Ele é o seu Sutra do Coração.
Você tem a capacidade de amar a outra pessoa, de sentir gratidão. Isso é uma bênção. Você sabe que tem a sorte de possuir um companheiro, de ter a pessoa que você ama na sua vida. Por que deixar essa verdade ir embora? Ela está no seu coração.
Escreva ou crie então o seu próprio Sutra do Coração, ou mais de um, e conserve-o num lugar sagrado. Se a raiva vier e você não conseguir abraçá-la, seu Sutra do Coração será extremamente útil. Pegue o papel no qual ele está escrito, inspire e expire profundamente e leia o Sutra."


Esta proposta é um convite para você, em situações de raiva, buscar o seu centro: contatar o que é a mais pura verdade em você e, a partir daí, poder refletir sobre como lidar com a situação.

Assim, em vez de passar várias horas, ou mesmo dias, sofrendo ou de tomar atitudes no calor da raiva que possam causar mais danos ao relacionamento, experimente se dedicar a lidar com a situação a partir desse espaço de amor e de luz dentro de si. O maior alívio da raiva provém do entendimento que vem do seu coração. Procure compreender a situação da outra pessoa, as dificuldades e o desejo mais profundo dela. Também reflita o que você pode aprender com esta situação e o que gostaria de ver acontecer, isto é, qual é seu desejo mais profundo para o desfecho do conflito surgido. Então, a partir disto, busque suas respostas sobre como agir.

Um grande abraço!

 

 

 

 

Outras Dicas

A Força das Palavras

4 dicas para trazer a alegria

Pequenas coisas que podemos fazer para o autocuidado.

Coletânea de posts do face

 

 

Veja também

Frases Inspiradoras

Textos que nos convidam a refletir...