4 dicas para você trazer a alegria para sua vida diária:
Todo dia é um grande dia para ser feliz. Aproveite a oportunidade que todo novo dia traz para você! Eis 4 dicas para trazer a alegria para a sua vida diária:
1 - Faça algo inesperado
2 - Faça o que faz você se sentir vivo
Faça uma lista das atividades que lhe trazem alegria. Pense no que você gosta de fazer: Que atividades você acha agradáveis e apaixonantes? O que o energiza e faz seu coração brilhar? O que você gosta de fazer em casa, no trabalho e com as pessoas que ama? O que você gostava de fazer quando era criança?
Escolha, todo dia, pelo menos um item da lista para desfrutar. Outra ideia é escrever cada item em um pequeno cartão. Coloque os cartões em uma sacola e sorteie um para indicar a ação a ser praticada naquele dia.
3 - Viva de acordo com a seguinte heurística: “Tudo o que você faz e diz deve proporcionar-lhe alegria e felicidade!”.
Essa dica é uma proposta um pouco mais aprofundada. Tenho procurado vive-la no meu dia-a-dia e tem me ajudado a melhorar muito a qualidade da minha vida. Inicialmente, pode-se dizer que ela é um convite para estarmos presentes ao nosso aqui e agora, ao instante presente, reconhecendo a riqueza e as possibilidades que esse momento nos traz. É um convite para prestarmos atenção aos nossos sentimentos aqui e agora e à nossa capacidade de escolher como queremos viver nossa vida.
Há uma proposta apresentada pelo psicoterapeuta Arthur Deikman, no livro “Personal Freedom”, que contribui para esta ideia. Deikman sugere pararmos de fazer o que não estamos gostando. Ele diz: “O que quer que você faça, você tem de gostar, ou não fará. Não importa o que seja, se você descobrir que não está gostando, deve parar naquele exato momento. Não interessa se você estiver dirigindo seu carro, comendo, fazendo seu trabalho ou qualquer outra coisa. Fica por sua conta descobrir uma forma de gostar de qualquer coisa que faça.”
A primeira vista sua reação pode ser pensar que isso é impossível. Contudo, parar não significa deixar de fazer as coisas; não é procrastinação. Parar é soltar os bloqueios que ficam entre você e seu ideal de vida. Deikman notou que cada vez que estava infeliz ele estava centrando seus pensamentos em preocupações ou autocrítica negativa. Por isso, a dica dele é livrar-se desses pensamentos estressantes primeiro, e só depois entregar-se à tarefa.
Esse é outro modo de convidar você a experimentar fazer as atividades cotidianas a partir do contato com a sua paz interior, em vez de fazer a partir das exigências e cobranças da mente sobrecarragada com medos e desqualificações aprendidos. O truque é experimentar e amar tudo a partir do contato com sua Essência, o espaço dentro de você que é puro amor. Em essência, somos seres criadores e, a partir desse espaço de criação e amor, podemos criar nossa vida dando a ela um colorido todo especial. Acredito que é nesse sentido que Deikman coloca “Fica por sua conta descobrir uma forma de gostar de qualquer coisa que faça”.
Para deixar ir os bloqueios mentais, fazer uma “parada imediata”, Deikman sugere esta técnica: pare de fazer o que está fazendo e dedique dez minutos apenas para você. Dez minutos inteiros nos quais esteja consciente apenas para você, não fazendo nada, só ficando consciente da sua existência. Nas palavras do autor: “Ponha o relógio para despertar ou peça para alguém avisá-lo quando o tempo terminar, de modo que você não tenha de se preocupar com isso. Então pare. Sente-se confortavelmente. Você não tem que ser solene. Você não tem nem que fechar os olhos. Só pare. Sinta como está cansado de acatar todos esses pensamentos ansiosos e ameaçadores. No meio de um pensamento, simplesmente perceba que estava pensando, e deixe o pensamento sair, deixe-o ir.” E o autor prossegue: “Quando a pressão de sua cabeça diminui, ela deixa espaço que pode ser preenchido. Deixe o mundo entrar e ocupar aquele espaço. Veja como é. Saboreie a cor e a fragrância. Experimente a grande e rica presença do mundo emergente. ... Como o mundo do momento é completo.... Curta-o. Entretenha-se. Depois você pode voltar a pensar, voltar a fazer.”
Como acréscimo, eu convido você, quando voltar à ação, ver o que pode fazer para tornar suas atividades mais agradáveis, colocando prazer nelas. Por exemplo: se tem que lavar louça, coloque música para curtir enquanto o faz. Também perceba o lado bom de ter tal atividade para fazer.
Quando necessita estudar ou trabalhar por longos períodos de tempo, tenha intervalos para “recarregar sua bateria”. Faça algo gostoso para você.
As atividades mais desagradáveis de se fazer podem se tornar uma coisa gostosa, se você colocar alegria e criatividade nelas. Lembre-se: o importante é aprender a encarar cada atividade com carinho, aprender a fazer com que as coisas tornem-se interessantes.
Finalmente, há uma frase que gosto muito e que traduz, de forma poética, essa proposta:
Todo dia é dia de se ter um lindo caso de amor com a vida!
E merecemos nos permitir viver isso.
4 - Comemorações sem motivo
Quem disse que precisamos de motivos para comemorar? Experimente promover uma comemoração sem motivo ou crie seus próprios motivos: alegria de viver, a beleza do amor, etc
A mensagem é que a vida já é razão suficiente para nos alegrarmos.
Um brinde à vida!
|